:: Vamos hoje lembrar como decorreu o XIV Tour de France Automobile de 1969 ::
Esta prova sui-generis, na linha das grandes provas clássicas de automobilismo de estrada (tipo Targa Florio, as Mille Miglia e mesmo a Carrera Panamericana do México), aceitava concorrentes equipados com máquinas desde os simples Turismo até aos Sport e Protótipos. O percurso era realizado em território francês onde aproveitavam os vários circuitos e rampas existentes para obterem a classificação total (PECs tipo rallye). Neste ano os participantes foram mesmo até à Bélgica e à Alemanha para disputarem os famosos circuitos de SPA e Nurburgring (o grande, pois ainda não existia a versão curta!).
Deliciem-se então com algumas imagens (gentilmente cedidas do meu arquivo da LAutomobile).
:: Grande vitória para o Porsche 911 R oficial de Gérard Larrouse / Gelin ::
:: Espectáculo! Larrouse "curva" à frente do brutal Corvette de Henri Greder, uma luta que durou até ao final dos 6 dias de prova ::
:: INSCRITOS / ALGUNS PARTICIPANTES ::
GRUPO 1 – Turismo de Série (38 inscritos)
Classe 851-1300cc
NSU (65cv) - B. Darniche e Claude Swietlik
BLMC COOPER S MK II (75cv)
RENAULT GORDINI
Classe 1301-1600cc
ALFA ROMEO GTV
PORSCHE 912
FORD CORTINA LOTUS
Classe 1600-2000cc
ALFA ROMEO 1750 (130cv)
BMW 2002 – Príncipe Metternich e Koob
OPEL KADETT e REKORD SPRINT
Classe + 2000cc
CHEVROLET CAMARO (6492cc, 370cv) – M. C. Beaumont / Greder Racing
FORD CAPRI (2300cc)
BMW 2002 (2500cc, 150cv)
OPEL COMMODORE GS
GRUPO 2/5 – Turismo e Especiais (26 inscritos)
Grupo 2
LANCIA FULVIA HF
BMW 1600 Ti / 2002 Ti
PORSCHE 911
Grupo 5
BLMC 1300 (1293cc, 115cv) – Paddy Hopkirk
ALFA ROMEO GTA JUNIOR
FORD ESCORT TC
FORD CAPRI 2300 (200cv, prep. Neerpasch)
BMW 1600 Ti (140cv)
BMW 2002 (180cv, prep. Schnitzer)
PORSCHE 911 / 911 S (215cv)
MUSTANG SHELBY (7000cc)
GRUPO 3 – Grande Turismo (20 inscritos)
ALPINE RENAULT 1300 S – J. C. Andruet, J. C. Lefèvre, J. Henry
PORSCHE 911 (195cv) – Ballot Lena, A. Wicky
FERRARI 275 GTB
CHEVROLET CORVETTE (V8, 550cv) – H. Greder
GRUPO 4 e 6 – Sport e Sport Protótipo (22 inscritos)
JIDE (motor Gordini 1300cc, 108cv)
PORSCHE 904 (230cv)
PORSCHE 906
PORSCHE 910 – Neyret, Balas, Jaussaud
PORSCHE 911 R (220cv, 820kg) – Larrousse (oficial Porsche)
LANCIA FULVIA (1584cc) – G. Pianta
TRIUMPH TR 6
MORGAN + 8 (184cv)
FORD GT 40 (4700 e 4900cc)
FERRARI 250 LM
GRUPO 1 – Turismo de Série (38 inscritos)
Classe 851-1300cc
NSU (65cv) - B. Darniche e Claude Swietlik
BLMC COOPER S MK II (75cv)
RENAULT GORDINI
Classe 1301-1600cc
ALFA ROMEO GTV
PORSCHE 912
FORD CORTINA LOTUS
Classe 1600-2000cc
ALFA ROMEO 1750 (130cv)
BMW 2002 – Príncipe Metternich e Koob
OPEL KADETT e REKORD SPRINT
Classe + 2000cc
CHEVROLET CAMARO (6492cc, 370cv) – M. C. Beaumont / Greder Racing
FORD CAPRI (2300cc)
BMW 2002 (2500cc, 150cv)
OPEL COMMODORE GS
GRUPO 2/5 – Turismo e Especiais (26 inscritos)
Grupo 2
LANCIA FULVIA HF
BMW 1600 Ti / 2002 Ti
PORSCHE 911
Grupo 5
BLMC 1300 (1293cc, 115cv) – Paddy Hopkirk
ALFA ROMEO GTA JUNIOR
FORD ESCORT TC
FORD CAPRI 2300 (200cv, prep. Neerpasch)
BMW 1600 Ti (140cv)
BMW 2002 (180cv, prep. Schnitzer)
PORSCHE 911 / 911 S (215cv)
MUSTANG SHELBY (7000cc)
GRUPO 3 – Grande Turismo (20 inscritos)
ALPINE RENAULT 1300 S – J. C. Andruet, J. C. Lefèvre, J. Henry
PORSCHE 911 (195cv) – Ballot Lena, A. Wicky
FERRARI 275 GTB
CHEVROLET CORVETTE (V8, 550cv) – H. Greder
GRUPO 4 e 6 – Sport e Sport Protótipo (22 inscritos)
JIDE (motor Gordini 1300cc, 108cv)
PORSCHE 904 (230cv)
PORSCHE 906
PORSCHE 910 – Neyret, Balas, Jaussaud
PORSCHE 911 R (220cv, 820kg) – Larrousse (oficial Porsche)
LANCIA FULVIA (1584cc) – G. Pianta
TRIUMPH TR 6
MORGAN + 8 (184cv)
FORD GT 40 (4700 e 4900cc)
FERRARI 250 LM
:: Marie Claude Beumont utilizou este enorme Chevrolet Camaro com 370 cavalos da Greder Racing Team. Terminou em 11º, mas venceu o Grupo 1 (Turismo de Série) e a ambicionada Taça das Senhoras ::
:: O Ferrari 250 LM afasta-se do Corvette de Greder num dos inúmeros circuitos que percorreram ::
No comments:
Post a Comment