April 11, 2017



A edição deste ano do Slot Tour Auto, ao contrário das edições anteriores será disputada apenas num fim de semana.

Por um lado, procuramos ir ao encontro de uma solução que represente menos custo de tempo para os participantes; por outro lado, estamos ainda a explorar as condições do espaço onde se localiza actualmente o clube.

Em termos gerais o Slot Tour Auto continua a pretender ser uma recriação do Tour Auto, que permitiu ver nas estradas e circuitos franceses uma enorme variedade de viaturas de competição.

A nível de regulamentos continuamos a introduzir as necessárias alterações, fruto do aparecimento de novos modelos, e da análise do desenrolar das provas anteriores, sempre com o objectivo de nos mantermos coerentes e fieis ao espírito desta prova tão singular.



:: Slot Tour Auto 2017 :: Regulamento Desportivo ::



A prova

A prova pretende ser uma recriação do Tour Auto que permitiu ver nas estradas e circuitos franceses uma enorme variedade de viaturas de competição.

O Tour Auto Slot 2017 terá duas etapas, que terão lugar nas instalações do Kart Center de Matosinhos.

Em cada Etapa haverá provas de circuito e provas de estrada.

As provas em circuito consistem em percorrer o maior número de voltas e metros em duas vezes 2 minutos nas calhas indicadas pela organização.

As provas de estrada consistem em percorrer um número de voltas específico em cada um dos troços.


Inscrições

As inscrições deverão ser feitas previamente nos clubes organizadores ou em alternativa para geral@promoslot.com , devendo os pilotos indicar os carros que pretendem apresentar nas classes respectivas. À partida serão aceites inscrições de um piloto em todas as classes. Se o número de carros se tornar impraticável poderá a organização pedir aos pilotos com mais carros que abdiquem de uma classe.


Horário

Dia 26 Maio 2017

21h30 - 11h30 --- Verificações Técnicas e Entrada em Parque Fechado para os concorrentes que o pretendam.

Dia 27 Maio 2017

8h00 - 9h00 - Verificações Técnicas e Entrada em Parque Fechado para os restantes concorrentes.

9h00 - Início da 1ª Etapa

14h00 - Início da 2ª Etapa

19h00 - Distribuição de Prémios


Verificações Técnicas

À entrada em parque fechado serão feitas verificações técnicas a todos os carros inscritos. Para além disto pode haver verificações técnicas em qualquer momento da prova, sempre na presença do piloto.


Parque Fechado

Os carros permanecerão em parque fechado só podendo ser manipulados pela direcção da prova. No final de cada passagem os carros devem voltar ao parque fechado.


Carta de Controlo

Este documento, que acompanha o piloto e o carro, é mostrado ao Comissário do troço ou circuito em que o piloto vai participar.


Dorsal

Na verificação técnica será aplicado um nº de dorsal adesivo que deverá ser mantido até ao final da prova.


Classificações

O vencedor de cada prova integrante do Tour Auto receberá 1 ponto, o segundo classificado 2 e assim sucessivamente.

O vencedor final será obviamente o concorrente com o menor número de pontos.

Quando um concorrente não complete uma das provas terá a pontuação do último classificado nessa prova mais 25 pontos.

Em caso de empate no final da Prova será considerado o melhor tempo do 1º troço, depois o do 2º e assim sucessivamente.



:: Slot Tour Auto 2017 :: Regulamento Técnico ::


Podem participar todos os modelos que representem viaturas que tenham sido inscritas na prova entre 1951 e 1973.
Pede-se especial cuidado na consulta da lista, já que este ano voltaremos a ter mais rigor nas verificações técnicas.
(Lista disponível em: http://www.tour-auto.com)

Por outro lado, continuaremos a introduzir as alterações ao regulamento técnico que temos vindo a debater ao longo dos últimos anos com o objectivo de preservar o espírito desta prova, nomeadamente:
- Não são permitidos carros das marcas Slot.it , NSR e Racer.
- Os quatro pneus têm que assentar na pista.
- A altura mínima entre motor e tábua é de 1.4 mm para todas as classes, com a excepção dos Mini e Fiat Abarth 1000, que deverão ter uma altura mínima superior a 0,8mm.
- Não são permitidos carros com suspensão.
- Não são permitidos carros com chassis de bancada móvel.
- Não são permitidos os chassis correntemente designados por 3D.
- Só são permitidos interiores em Lexan na classe 5.
- Todos os carros serão verificados a 12v com a roda levantada.
- Em casos não previstos a organização analisará e tomará as decisões adequadas para atingir estes objectivos.

A organização é soberana nas suas decisões, sendo que princípio geral que deve orientar os concorrentes é que tudo que estiver omisso não é permitido.



Os carros serão divididos em 6 categorias:



Classe 1
Históricos


Esta classe será dividida em duas sub-classes 1A para modelos com motor dianteiro e 1B para os restantes, sendo que os concorrentes apenas poderão participar numa das classes.

Podem participar os modelos que representem viaturas de rally que tenham participado em provas até 1964.

A carroçaria deve ser à escala aproximada de 1/32 e construída em plástico rígido ou resina. Deve apresentar habitáculo com um ou dois pilotos fixos e tridimensionais. A carroçaria e o habitáculo devem ser apresentados como os de origem do modelo.

O patilhão deve ser da marca de origem, sem cortes. Apenas é tolerado o desbaste inferior para efeito de melhor deslize na calha.

O chassis também deve ser o original do modelo.

Configuração in-line

Motores admitidos: Caixa pequena FC130/FK130,SCX RX41/42, e FF050, e SCX- RK41/42 que só pode ser utilizado no MGA da scx.
O motor não poderá ultrapassar as17500 rpm na sub classe 1A e 16500 rpm na sub classe 1B, medidos a 12V.

O motor pode estar fixo ao suporte/chassis.

A transmissão do modelo deve ser idêntica ao original. Material livre.

As jantes serão da época do modelo, material livre.

Os pneus devem ser de borracha negra com uma largura máxima de 7mm. Na superfície de contacto na pista, não podendo ultrapassar os limites da carroçaria.



Classe 2
Turismo 1300cc


Podem participar os modelos que representem viaturas de rally que tenham participado em provas até 1973 e que correspondam aos carros inscritos em Turismo até 1300cc.

A carroçaria deve ser à escala aproximada de 1/32 e construída em plástico. Deve apresentar habitáculo com um ou dois pilotos fixos e tridimensionais. A carroçaria e o habitáculo devem ser apresentados como os de origem do modelo.

O chassis também deve ser o original do modelo.

O patilhão é livre.

Motores admitidos em configuração in-line:
Caixa pequena FC130/FK130, SCX – RX41/42, RK41/42, e FF050. O motor não poderá ultrapassar as 16500 rpm medidos a 12V.
O motor pode estar fixo ao suporte/chassis.

As jantes serão da época do modelo, material livre.

A transmissão do modelo pode ser de material livre.

Os pneus devem ser de borracha negra com uma largura máxima de 7mm na superfície de contacto na pista., não podendo ultrapassar os limites da carroçaria.



Classe 3
Turismos


Podem participar os modelos que representem viaturas de rally que tenham participado em provas até 1973 e que correspondam aos carros inscritos em Grupo 1 e 2 na prova recriada.

A carroçaria deve ser à escala aproximada de 1/32 e construída em plástico. Deve apresentar habitáculo com um ou dois pilotos fixos e tridimensionais. A carroçaria e o habitáculo devem ser apresentados como os de origem do modelo.

O chassis também deve ser o original do modelo.

O patilhão é livre

Motores admitidos:
Caixa pequena FC130/FK130, SCX – RX41/42, RK41/42, e FF050. O motor não poderá ultrapassar as 19000 rpm medidos a 12V.
O motor pode estar fixo ao suporte/chassis

A transmissão do modelo pode ser de material livre.

As jantes serão da época do modelo, material livre.

Os pneus devem ser de borracha negra., não podendo ultrapassar os limites da carroçaria.

Nesta classe será permitida a inscrição do BMW2002 da Spirit desde que a bancada esteja fixa e cumpra as restantes especificações da classe, nomeadamente quanto ao motor.



Classe 4
GT


Podem participar os modelos que representem viaturas de rally que tenham participado em provas até 1973 e que correspondam aos carros inscritos em Grupo 3 e 4 na prova recriada.

A carroçaria deve ser à escala aproximada de 1/32 e construída em plástico. Deve apresentar habitáculo com um ou dois pilotos fixos e tridimensionais. A carroçaria e o habitáculo devem ser apresentados como os de origem do modelo.

O chassis também deve ser o original do modelo.

O patilhão é livre.

Motores admitidos:
Caixa pequena em configuração sidewinder ou in-line FC130/FK130, SCX – RX41/42, RK41/42, e FF050. O motor não poderá ultrapassar as 21500 rpm medidos a 12V.
Caixa grande FK180 só nos carros em configuração in-line e o motor não poderá ultrapassar as 16500 rpm medidos a 12V.
O motor pode estar fixo ao suporte/chassis

A transmissão do modelo pode ser de material livre.

As jantes serão da época do modelo, material livre.

Os pneus devem ser de borracha negra, não podendo ultrapassar os limites da carroçaria.



Classe 5
Clássicos Resina


Podem participar os modelos que representem viaturas de rally que tenham participado em provas até 1973.

A carroçaria deve ser à escala aproximada de 1/32 e construída em resina. Deve apresentar um habitáculo consistente e opaco e com um ou dois pilotos fixos e tridimensionais.
São permitidos interiores em Lexan.

O chassis é livre.

O patilhão é livre.

O motor não poderá ultrapassar as 25000 rpm medidas a 12V para os motores de caixa pequena e 18500 rpm para os motores de caixa grande. Os motores podem ser montados em configuração in-line ou sidewinder.
O motor pode estar fixo ao suporte/chassis.

A transmissão do modelo deve ser às rodas traseiras. Material livre.

As jantes serão da época do modelo, material livre.

Os pneus devem ser de borracha negra, não podendo ultrapassar os limites da carroçaria.


Classe 6
Clássicos Especiais


Podem participar os modelos que representem viaturas especiais que tenham participado na prova recriada.

A carroçaria deve ser à escala aproximada de 1/32 e construída em plástico rígido ou resina. apresentar habitáculo com um ou dois pilotos fixos e tridimensionais. A carroçaria e o habitáculo devem ser apresentados como os de origem do modelo.

O chassis é o de origem do modelo.

O patilhão é livre.

O motor não poderá ultrapassar as 25000 rpm medidas a 12V para os motores de caixa pequena e 18500 para os motores de caixa grande.
Os motores podem ser montados em em configuração in-line ou sidewinder.

O motor pode estar fixo ao suporte/chassis

A transmissão do modelo deve ser às rodas traseiras. Material livre.

As jantes serão da época do modelo, material livre.

Os pneus devem ser de borracha negra, não podendo ultrapassar os limites da carroçaria.



Boa prova!


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